quinta-feira, 14 de junho de 2012

Como devo pedir um aumento salarial?

Como Pedir Aumento de Salário ao Chefe1 Como Pedir Aumento de Salário ao Chefe


Quem não quer aumentar a renda, o status, o nível social? Mas, por onde começar quando se quer pedir um aumento salarial para o chefe? Nessa hora, é importante estar munido de informações, pois não basta argumentar somente que está trabalhando muito, mais que todo mundo, e ganhando pouco; que o seu salário é o mais baixo entre os colegas de mesmo nível; ou, então, que há pessoas que entraram depois e já estão recebendo mais. Até podem ser verdadeiras essas justificativas, mas não é pedindo aumento que vai resolver o caso. Antes, tem que haver uma demonstração de habilidades, competências e atitudes que façam jus ao pedido.

Antes de pedir o aumento, conheça algumas dicas úteis:

1) Não existe um momento certo e definido para se pedir um aumento.

2) Antes de mais nada, certifique-se de como é a política de aumentos salariais da empresa e quando foi a última vez que você o recebeu.

3) Verifique os índices oficiais que mostram o salário mínimo, médio e máximo para cada tipo de ocupação que são publicados pelas mídias;

3.1) Há que se levar em consideração também seu local de atuação, nível de envolvimento com sindicatos, entre outros benefícios oferecidos.

4) O profissional solicitante deve estar bem preparado com fortes argumentos, pois, no momento, será questionado sobre os motivos. 

5) Com muito tato e diplomacia, o profissional pode discorrer sobre alguns assuntos da atual e boa situação econômica do país;

5.1) Mostrar um quadro positivo de resultados que envolva também a empresa como excelente faturamento, grandes contratos, contas em dia.

6) Se houve uma evolução positiva nos resultados do profissional, desde sua entrada até o momento, é providencial apontar tal êxito.

6.1) Relate que o departamento em que atua está em ascensão, que é cooperador e gosta de trabalhar em equipe;

6.2) Periodicamente apresenta sugestões de melhoria, tem bom relacionamento, é pontual na entrega de resultados;

7) Vale lembrar que não é só pelo fato de ter MBAs, especializações, idiomas, morado no exterior, que o profissional deve exigir um aumento.  

7.1) O profissional tem que ser bom tanto em suas competências técnicas como em suas habilidades comportamentais.

8) A partir daí, é torcer para que ele possa ganhar, senão um aumento de imediato, pelo menos a admiração de seu superior.

9) E se eu ouvir um “não”? Acate a negativa dizendo entender as razões enunciadas;

9.1) Deixe bem claro que redobrará seus esforços para apresentar melhor desempenho;

9.2) Diga ainda que está ciente de que, a empresa crescendo, poderá fazê-lo crescer junto;

9.3) Por fim, que estará aberto para receber os feedbacks sobre seu trabalho.

*Jonas Tokarski é Consultor de Coaching da Ricardo Xavier Recursos Humanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário