terça-feira, 24 de setembro de 2013

Palestra Motivacional na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT)

Nos dias 12 e 16 de agosto, a Ana Maria Ramos, consultora da Central do Trabalho RH, ministrou uma palestra Motivacional na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), que aconteceu na Empresa Simisa (Caldeiraria e Usinagem).

A palestra foi bastante enriquecedora para colaboradores da Empresa, trazendo à tona assuntos relevantes para a valorização da auto estima, do posicionamento pessoal durante a rotina diária e também exemplos de pessoas que deixaram sua marca no mundo, como Henry Ford, Martin Luther King e Madre Tereza de Calcutá, entre outros. 
 
A palestra deixou para reflexão de cada um dos presentes como todos podemos atuar como agentes transformadores, gerando mudanças positivas para a sociedade onde vivemos. 
 
Queremos deixar registrado aqui nosso agradecimento ao apoio da  EQUIPE DOS TÉCNICOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO e que nos honrou com o convite. 
 
Veja abaixo as fotos desses encontros!


Caldeiraria

 Ana Maria Ramos








Usinagem





quarta-feira, 11 de setembro de 2013

A Importância da Gestão de Pessoas como Fator Humano nas Organizações




É inegável a importância da tecnologia como constante avanço na busca de garantir a sobrevivência das empresas em um mercado altamente competitivo. Vivemos inseridos em um mercado globalizado, onde a grande diversidade de produtos e serviços está ao alcance de todos.

 

Então será possível acreditar que somente a tecnologia conseguirá manter o diferencial competitivo de uma empresa no mercado?



A resposta é NÃO.  As organizações que identificaram a importância das pessoas para o sucesso e realização de seus objetivos e estratégias, também desenvolveram a capacidade de atrair, desenvolver e reter pessoas talentosas.



As pessoas podem e devem ser vistas como parceiros organizacionais, uma vez que são fornecedoras de conhecimentos, habilidades, capacidades e representam, acima de tudo, seu CAPITAL INTELECTUAL.



A valorização deste capital humano estimula o envolvimento das pessoas nos processos organizacionais, sendo este, realmente, o grande diferencial competitivo das empresas no século XXI.



Colaboradores não são apenas executores de tarefas e, independente da função ou nível na hierarquia organizacional, colaboram para o funcionamento do todo se traduzindo como novas tendências do RH estratégico para a sobrevivência das empresas diante de um mercado globalizado e altamente competitivo.



Até 1950 as pessoas eram vistas dentro das organizações como fatores de produto, submetidas a regras e normas e o ambiente organizacional era estático, previsível e com resistência às mudanças. Entre a década de 50 até os anos 90 as pessoas passaram a ser vistas como recursos organizacionais administráveis dentro de um novo cenário de mudanças. Atualmente as empresas tem foco no futuro, o ambiente organizacional é ágil, versátil, imprevisível, mutável e a cultura está voltada à inovação. As pessoas hoje são vistas como seres humanos inteligentes, adaptáveis e que devem ser impulsionados e motivados.

 

Para Chiavenato, a administração com pessoas “significa tocar as organizações juntamente com os colaboradores e parceiros internos que mais entendem dela e de seu futuro. Uma nova visão das pessoas não é mais como um recurso organizacional, um objeto servil ou mero sujeito passivo do processo, mas fundamentalmente como um sujeito ativo provocador das decisões, empreendedor das ações e criador da inovação dentro das organizações. Mais do que isso, um agente pró-ativo, dotado de visão própria e, sobretudo, de inteligência, a maior, a mais avançada e sofisticada habilidade humana”.

na Maria Ramos Consultora de Recursos Humanos CENTRAL DO TRABALHO Recursos Humanos como fazer e-mail marketing

Ana Maria Ramos



Consultora de Recursos Humanos 


Central do Trabalho RH