segunda-feira, 1 de julho de 2013

Avaliação de Desempenho - Medo ou Oportunidade







Antes de respondermos a algumas questões práticas sobre o que uma avaliação de desempenho possa significar, é preciso conceituarmos a relação entre potencial e desempenho humano nas organizações. 


O potencial vem a ser o diferencial dos ativos humanos da organização diante de um mercado globalizado e de um cenário de constantes avanços tecnológicos. A força humana deve representar o diferencial competitivo de uma empresa e acompanhar as modernas práticas gerenciais. O  desempenho representa a "entrega" de todo profissional dentro da organização, ou seja, o quanto ele é capaz de mobilizar seus conhecimentos, habilidades e atitudes em prol dos resultados individuais e globais.


Para Souza (2005) "potencial é um poder inerente à pessoa, refletindo nos conhecimento, habilidades, experiência, interesses entre outros, disponível para aplicação em qualquer situação de vida e de trabalho, já  o desempenho é uma ação que pode ser verificada e mensurada”. 


Segundo Idalberto Chiavento, no livro Gestão de Pessoas "a avaliação de desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa, em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento”. 


Portanto a avaliação de desempenho representa uma poderosa ferramenta que beneficiará o profissional dando a ele a oportunidade de melhoria e crescimento contínuos através do conhecimento do que é esperado dele. 


Dentre os objetivos básicos e benefícios advindos de uma avaliação de desempenho estão o alinhamento do perfil do profissional às funções que realiza, aperfeiçoamento contínuo das habilidades técnicas e comportamentais, identificação de potencial para promoção, levantamento de necessidade de treinamento e qualificações específicas e diagnóstico de problemas relacionados ao trabalho.


Para a empresa será possível monitorar as atividades realizadas, corrigindo desvios, melhorando a produtividade e principalmente criando um momento entre o profissional e o avaliador para que possam ser discutidos pontos à respeito do desenvolvimento do trabalho. Este processo tende a apontar para possíveis mudanças comportamentais e alinhar questões técnicas ou aquelas precisam ser melhoradas. Através da prática do retorno ou feedback será possível estabelecer um importante e eficiente canal de comunicação.


As avaliações de desempenho podem ocorrer em 180 ou 360 graus, com a colaboração da hierarquia direta, membros da equipe liderada ou mesmo dos clientes internos e externos, dependendo da cultura da organização e de seu relacionamento com o mercado.


Para que se obtenham os melhores resultados de uma avaliação de desempenho ela deve ter periodicidade, estar baseada em padrões e critérios claros e justos e estabelecer a monitoria contínua do desenvolvimento dos profissionais avaliados.


Neste processo tanto os profissionais como avaliadores devem estar preparados para este importante momento, pois exigem outras habilidades além de ouvir e ser ouvido. Para o avaliador é importante tratar o feedback de forma impessoal e imparcial. Para o profissional é importante compreender que a premissa de melhoria de sua performance norteará todo o processo.


Atualmente, dentre outras ferramentas de gestão, os profissionais da área de Recursos Humanos desenvolvem e acompanham estes processos, buscando estruturá-lo de acordo com os objetivos, momento atual e cultura de cada organização, auxiliando em sua condução e na preparação de todos os envolvidos com o objetivo de não apenas enriquecer as relações humanas no trabalho, mas criar oportunidades de crescimento mútuos.

Ana Maria Ramos
Consultora
CENTRAL DO TRABALHO Recursos Humanos

Ana Maria Ramos Consultora CENTRAL sistema de atendimento online DO TRABALHO Recursos Humanos
Ana Maria Ramos Consultora CENTRAL sistema de atendimento online DO TRABALHO Recursos Humanos

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