quarta-feira, 28 de março de 2012

A diferença entre ser responsável e ser comprometido




Ser responsável é uma obrigação, um dever, pois a responsabilidade é o fator que nos permite crescer e evoluir profissionalmente, espiritualmente, e etc.

Ser comprometido é ser mais do que responsável é ter a consciência de que você é o único responsável pelo seu sucesso e/ou fracasso, ser comprometido é acreditar nos seus sonhos e lutar com unhas e dentes por cada um deles, ser comprometido é estar no comando de sua vida é chamar para si as responsabilidades, e para sermos comprometidos precisamos em primeiro lugar saber onde estamos e aonde queremos chegar.

A diferença entre ser reativo e proativo:

Ser reativo é aquela pessoa que “deixa a vida o levar”, é aquela pessoa que age mediante a uma ação, ou seja, apenas reage, porém não age com e por vontade própria, é aquela pessoa que cumpre ordens, ou seja, só reage e não age.

Já o ser proativo é que aquele que sabe que tudo depende dele e que não “deixa a vida o levar”, é aquele que busca antecipar, age com responsabilidade e com comprometimento, é aquele que acredita que poderá fazer a diferença no seu meio.

A diferença está em fazer a diferença, em ser diferente, os nossos diferenciais são o conjunto de nossas capacidades e atitudes, e é isto que nos difere da “massa”.

Você já parou para pensar a respeito do quanto você está comprometido com a sua vida e com os seus sonhos, objetivos, metas, etc?

Reflexão:

- Quantos cursos você fez nos últimos 3 anos?
- Quantas vezes você se presenteou nos últimos 3 anos?
- Quantas vezes você parou para pensar no futuro nos últimos tempos?
- Você acredita em seus sonhos?
- Você tem metas traçadas?

Bem, essas são algumas das perguntas que normalmente peço para as pessoas se façam antes de dar a resposta do grau de comprometimento que elas têm para com suas vidas.
Tome consciência que o seu futuro depende de você!

Das ações e/ou reações, da responsabilidade e de seu comprometimento para com a sua vida e destino.

Se cada um de nos soubéssemos o quanto somos capazes, e o quanto podemos fazer para mudar as nossas vidas e os nossos destinos, talvez agíssemos de forma diferente.
Faça a diferença em seu meio, seja diferente, lute contra as correntes negativas de pessimismo, assistencialismo, fanatismo, seja você mesmo, e acredite que “o querer é um poder, e que este poder esta nas tuas mãos” e nunca se esquece que quem Acredita e Luta sempre alcança!

Creia, você pode!

"Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo." Ayrton Senna


Carlos Eduardo Balcarse
Diretor Presidente da Central do Trabalho RH e Diretor da Rede Desempregados

2 comentários: