Jim Collins é um dos mais respeitados pensadores do
mundo dos negócios na atualidade.
Também, é autor do Best-Seller Built to Last, que
registrou mais de 3,5 milhões de cópias vendidas em 29 idiomas. Em uma palestra
em 2010 nos EUA, revelou alguns segredos para o sucesso de algumas empresas
altamente competitivas no mercado.
Collins
afirma que, em sua grande maioria, as próprias empresas são responsáveis por
seus fracassos. Segundo ele, o
diferencial para uma empresa deixar de ser vista como boa para se tornar
excelente no mercado é resultado do trabalho de seus Líderes.
E o
sucesso desta liderança consiste em manter a equipe motivada, sendo preciso que
a empresa esteja aberta a novas sugestões, investindo em projetos inovadores e oferecendo
o suporte necessário para o crescimento de seu Capital Humano.
"O
ingrediente mágico entre os grandes CEOs não está em sua genialidade ou
competência, mas em sua humildade e boa-vontade". Os verdadeiros líderes são pessoas que desenvolveram
capacidades individuais, de equipe e de administração, conseguindo comandar,
dar direção, mobilizar e transformar o grupo. Collins destaca que dentre as
habilidades executivas de liderança, a principal delas é saber “escolher
as pessoas certas e colocá-las nas posições certas". Afirma ainda que uma equipe comprometida garante
o sucesso da organização por que:
- Pessoas certas se encaixam nos valores da organização;
- Pessoas certas não precisam ser gerenciadas de perto;
- Pessoas certas compreendem que não tem emprego, mas sim
responsabilidades;
- Pessoas certas fazem acima dos 100% do que realmente se propuseram
a fazer;
- Pessoas certas têm uma enorme paixão pela empresa e pelo trabalho
que executam.
Para ele, os lideres deveriam dedicar a maior parte
de seu tempo para contratar, treinar e avaliar pessoas. Se a
empresa fosse um avião, o comandante deveria ter quatro prioridades que seriam:
1ª. Embarcar as pessoas certas e desembarcar as
erradas;
2ª. Colocar as pessoas
certas nos lugares certos;
3ª. Definir a rota junto com
estas pessoas;
4ª. Não descansar enquanto
90% das pessoas, estivessem orientadas e posicionadas.
Embora
possa parecer tempo demais dedicado a essas atividades, seus resultados
facilitam a decisão na hora de promover, transferir ou demitir pessoas, além do
aumento do aproveitamento de pessoas no que elas possuem de melhor,
posicionando-as nos lugares certos, aumentando consideravelmente sua
produtividade e motivando-as para o trabalho.
O
principal desafio para um verdadeiro líder consiste em descobrir talentos. Longe
do olhar frio e crítico sobre um currículo, enxergar o histórico deste
profissional, pois todo mundo, sem exceção, deixa um rastro durante a vida,
mostrando uma clara tendência para o futuro. A personalidade, ao contrário do
que muitos pensam, é relativamente estável e, portanto, previsível. Coloque
pessoas com rastro impecável e aptidão para a vaga, e as chances de acertar uma
contratação aumentarão. O papel do RH estratégico contempla o envolvimento das
lideranças da organização nos processos de contratação. O líder deve se
disponibilizar, em total sintonia, para participar da seleção para todos os
cargos estratégicos, envolvendo-se com as etapas do processo para assim
garantir o sucesso de cada contratação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário