terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Conquista



É necessário dentro da empresa um ambiente de trabalho feito de confiança mútua e de respeito humano. O pessoal recebe ordens secas a serem cumpridas sem a mínima explicação e satisfação.

Sabe-se hoje que uma pessoa que faz uma coisa ciente da importância do seu trabalho e do seu respectivo valor produz muito mais do que uma pessoa da qual se pede simplesmente obediência.

Reuniões periódicas e produtivas (com hora para começar e terminar) dos dirigentes e do pessoal nos diferentes graus de hierarquia, nas quais se debatem as soluções para os problemas da empresa, aliadas a um sistema justo de promoção e de remuneração, feito a céu aberto e não às escondidas, cria ambiente de confiança e de cordialidade.

Vou dividir com vocês um apelo lançado por um psicólogo americano que dizia:

“Você pode comprar o tempo de um homem; Você pode comprar a presença física de um homem em determinado lugar; Você pode igualmente comprar certa atividade muscular, pagando-a por hora ou por dia; mas Você não pode comprar entusiasmo; Você não pode comprar iniciativa; Você não pode comprar lealdade; Você não pode comprar devoção de corações, de espíritos, de almas; essas virtudes Você deve conquistá-las.”

O modo de direção, tanto autocrática como a paternalista, está sendo substituída por uma direção liderada. O líder é a pessoa que consegue a cooperação dos membros da organização que ele dirige.

Carla Tambellini
coach e facilitadora da Central do Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário