quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Vivendo e Aprendendo




Dizem que a vida é a eterna escola da alma, ou seja, a cada dia aprendemos um pouco mais, seja através dos nossos desacertos e/ou acertos.


O importante é estarmos atentos para absorver os ensinamentos que nos será fornecido por intermédio de nossa vivência.

Certo dia ouvi de um renomado palestrante que nós seres humanos somos uma “pedra bruta” e que a nossa “lapidação” ocorre a cada vez que nos deparamos com as adversidades que encontramos em nossos caminhos ao longo de nossa vida.

Estarmos vivos é uma tarefa diria que simples, mas viver e nos mantermos vivos, já não é uma tarefa tão simples assim, pois somos “massacrados”, “humilhados”,
“excluídos” e até mesmo “injustiçados”, porém devemos ter em mente que tudo que ocorre em nossas vidas faz parte das lições que a vida nos “prega” para que assim possamos “evoluir”.

 Diria que somos “testados” diariamente nas situações e circunstância mais banais possíveis, como por exemplo: quando você toma uma fechada no trânsito, quando um pessoa não lhe trata com educação e/ou respeito e por aí vai...

Temos que ter muita paciência, pois são nestes momentos que estamos sendo “testados”, e o que esta sendo “testado” são as nossas reações.

Precisamos ter em mente que precisamos ter 3 pilares bem alicerçados em nossas vidas, são eles: Paciência, Persistência e Perseverança. E para mantermos e/ou construirmos estes alicerces precisamos ter um grau de comprometimento muito grande com relação a nossa vida.

Quando digo em muitos de meus textos que o “querer é um poder” e que este “poder esta em nossas mãos” esta é a mais pura verdade, porém muitas pessoas não assumem plenamente este papel e compromisso, pois querendo ou não querendo somos co-responsáveis pelo nosso destino e este fator exige de nós um altíssimo grau de responsabilidade o que para muitos é um peso muito grande.

Vejo que as pessoas hoje se “vitimizam” demais, culpam a Deus e aos outros pela sua situação e/ou circunstância (fracasso), mas isto é muito fácil, e enquanto você tiver esta postura sua vida não sairá do lugar e sempre se sentira vitima do mundo, das pessoas, das coisas. E quando acordar desta ilusão fantasiosa talvez seja tarde para mudar o seu pensamento e comportamento.

Acorde, tire as vendas dos seus olhos, veja e sinta o que o mundo e a vida reserva para você, pois somos merecedores de tudo que é bom e podemos alcançar tudo o que quisermos.

Tudo depende única e exclusivamente de você, ou seja, você é quem decide se quer ser um ser “sofrido” que vive de lamentações e/ou se quer ser uma pessoa forte, prospera e feliz.

Tudo que você precisa para alcançar os seus objetivos esta dentro de você, para de procurar nos outros, pois você é a ferramenta principal.

Acorde a vida esta esperando você!

Carlos Eduardo Garcia Moreno Balcarse
Psicanalista e Diretor da Central do Trabalho Recursos Humanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário