Para Peter Drucker,
“a eficiência consiste em fazer certo as coisas e a eficácia em
fazer as coisas certas.” Na área administrativa muitos profissionais lidam,
mesmo que indiretamente, com a semântica dessas duas palavras, contudo o
processo de lidar é atribuído na prática. Em uma empresa, o profissional precisa
ser o tempo todo eficiente para gerar resultado no seu trabalho e no objetivo
primordial de toda a empresa. Por outro lado, para ser eficiente, o
profissional deseja estar sempre agregado à eficácia de suas ações.
Parece um pouco complicado, mas o desenrolar destas palavras,
principalmente nas ações profissionais, são mais aplicadas do que se imagina.
Veja a ilustração verbal que se segue: imagine que haja um vazamento de água no
escritório da diretoria. O primeiro funcionário, imediatamente corre atrás de
um pano, de um balde e de um rodo para retirar toda a água do ambiente. Ele foi
eficiente, pois fez de maneira certa o que deveria ser feito. O segundo
funcionário procurou observar de onde vinha esse vazamento, concluiu que vinha
do banheiro instalado dentro à sala. Adentrando, percebeu que a torneira da pia
estava aberta e simplesmente a fechou, eliminando todo o problema. Este
funcionário foi eficaz, pois fez o que era certo fazer para solucionar o caso.
A eficiência significa realizar um trabalho correto, sem muitos erros,
por outro lado a eficácia consiste em realizar um trabalho que atinja
totalmente o resultado, concluindo o que se propôs a fazer com um bom almejo do
resultado. Em um mundo globalizado, torna-se mais inserido e preparado dentro
do mercado, o funcionário que consegue distinguir o significado destas duas
palavras e sabem aproveitá-las e ou utilizá-las quando convier. Para o consultor Arthur
Brender, as empresas estão passando por momentos de muita concorrência e
desenvolver sua produtividade como destaque no mercado é de muita significância
para elas.
“Tratando-se dos níveis de decisões da empresa, a
eficácia está relacionada ao nível
tático (gerencial, logo abaixo do estratégico), e a eficiência ao nível
operacional (como realizar as operações com menos recursos – menos tempo, menor
orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc.).” (Brender, 2009)
Estas duas palavras podem ser consideradas normais, no entanto para a
Administração Moderna, elas vêm ganhado destaque primordial nas ações das
organizações. Elas não estão exclusivamente direcionadas às atitudes dos
profissionais em suas funções dentro da empresa, mas também da organização e
produção da própria compania para garantir seu nome no mercado da área a qual
pertença. A eficiência e a eficácia são aliadas nas demandas de uma
organização, pois o ideal seria a aliança entre as duas formas de agir tanto
dos profissionais, que fazem a empresa se movimentar, como da própria empresa,
que necessita garantir seu trabalho possuindo uma visão privilegiada em sua
atuação.
DRUCKER, Peter. The effective executive. Harper Collins Publishers, 1993.
BRENDER, Arthur. A diferença entre eficiência e eficácia. Disponível em http://www.baguete.com.br/colunasDetalhes.php?id=2957.
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