terça-feira, 22 de maio de 2012

Treinando nossas emoções






Realizar sonhos e objetivos, alcançar  metas, ser reconhecido pelo seu esforço fazem parte da natureza humana. No entanto, quando tratamos grandes conquistas, não podemos arriscar e deixar de lado nossa maior aliada,  nossas emoções. Não escolhemos ter emoção ou não. Ela existe e nos acompanha onde formos, na empresa, na faculdade, no esporte e em nosso ambiente familiar.


 Todas as emoções são saudáveis e necessárias para os seres humanos, o grande desafio é saber quando usá-las e como canalizá-las. É necessário achar o EQUILÍBRIO em nossas emoções, pois o excesso ou a falta delas podem prejudicar nosso crescimento pessoal. O equilíbrio é fundamental para nossa existência, pois sem ele não teríamos limites, correríamos riscos perigosíssimos e prejudiciais. Por outro lado, se tivermos muito medo, não arriscaremos nada.

 O importante é estarmos ciente dessas emoções e aprendermos a conhecê-las e a lidar com elas para que nos ajude a evoluir pessoal e profissionalmente. Isso é o que chamamos de Inteligência Emocional. E esse equilíbrio só encontraremos se treinarmos nossas emoções e nossa mente. O nosso maior oponente está dentro de nós que é o nosso desequilíbrio emocional.

Povos latinos, geralmente, são muito extrovertidos, simpáticos, comunicativos e emotivos, demonstrando facilmente sentimentos de raiva, paixão, amor, tensão, medo e ansiedade. Mas, apesar de tão intensos emocionalmente, não temos costume de treinar essas emoções. Dessa forma podemos, em alguns momentos, demonstrar imaturidade emocional e até mesmo perder anos de investimento na busca de uma vaga de trabalho em uma grande empresa, da aprovação em um processo seletivo, no sucesso em um relacionamento, entre outras inúmeras situações. 

É importante sabermos que foco, motivação, iniciativa, criatividade, inteligência emocional, comprometimento, coragem, superação, ousadia, determinação, liderança, disciplina, resiliência, persistência, trabalho em equipe, comunicação, entre várias outras características, são atitudes que devem ser treinadas ou até mesmo desenvolvidas. Quando aprendemos a treinar nossas emoções, melhoramos nossas atitudes e consequentemente nossos resultados. Esses aspectos começam a fazer parte de nós. Nós nos tornamos pessoas melhores, independentemente de onde trabalhamos ou do que façamos. Uma vez aprendidas, tais atitudes estarão presentes em nossas decisões, em nossa liderança, em nossa execução e em nosso ambiente familiar e de trabalho.

Vale ressaltar que todas essas atitudes são necessárias para alcançar nossos objetivos.

Carla Tambellini, coach e palestrante da Central do trabalho RH

Nenhum comentário:

Postar um comentário