"A
resiliência é um fator crítico para enfrentar os desafios desta primeira metade
do século", diz Paulo Yazigi Sabbag
Conceito emprestado
pela física à psicologia do trabalho, a resiliência é a capacidade de resistir
às adversidades e reagir diante de uma nova situação. Um profissional pode
precisar dela tanto para encarar a pressão e a competição do mercado quanto
para atravessar momentos difíceis, como crises econômicas e acidentes.
"A resiliência é
um fator crítico para enfrentar os desafios desta primeira metade do
século", diz Paulo Yazigi Sabbag, professor da escola de Administração de
empresas da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV) e idealizador da
primeira escala nacional para avaliar o nível de resiliência de profissionais
adultos.
Um estudo com 3 707
alunos do curso a distância de especialização em administração da FGV,
realizado pelo professor Paulo, mediu o nível de resiliência de cada um deles
utilizando a escala, que relaciona nove fatores: autoeficácia, solução de
problemas, temperança, empatia, proatividade, competência social, tenacidade,
otimismo e flexibilidade mental. Cada um desses fatores ajuda de maneira
diferente no enfrentamento de problemas e na tomada de decisões. No resultado
final, 16% foram classificados com baixa resiliência, 44% foram considerados
com moderada resiliência e 40% enquadraram-se em um grau elevado.
A boa notícia é que
se trata de uma competência que pode ser aprendida. "muitos autores dizem que
essa competência é assimilada no processo de educação familiar, mas eu acredito
que pode ser desenvolvida em qualquer estágio da vida, principalmente quando a
pessoa entra no mercado de trabalho", diz Paulo. Trocar de chefe, ter um
projeto rejeitado e sofrer uma injustiça do colega são situações que testam os
limites do profissional.
Algumas atividades
artísticas também podem desenvolver aspectos da resiliência, como a competência
social e a flexibilidade mental. A edP, controladora de geradoras e distribuidoras
de energia elétrica em sete estados brasileiros, desenvolveu um programa que
visa aumentar a experiência de vida dos funcionários. No curso, executivos e
engenheiros do grupo podem escolher temas como fotografia, arquitetura e
filosofia, por exemplo. a ampliação de repertório foi utilizada como estratégia
para solucionar problemas de forma criativa e aproximar membros da equipe.
"O repertório
cultural faz com que os gestores cresçam e mantenham a equipe caminhando e se
desenvolvendo", diz elaine regina Ferreira, diretora de gestão do capital
humano da edP, em São Paulo. Como a cultura, a prática de esportes ou de
hobbies voltados para a ação e a aventura ajuda aqueles que precisam aprimorar
a capacidade de agir em situações difíceis.
Maurício Catelli, de
44 anos, sóciodiretor da CaS tecnologia, empresa de desenvolvimento de soluções
de engenharia de sistemas, automação e telemetria, pratica uma hora semanal de
voos de acrobacia e três vezes por semana usa um simulador de uma cabine do modelo
boeing 737.
"O hobby traz
muita autoconfiança e poder de decisão", afirma Maurício. ele conta que a
simulação o ajudou a desenvolver a concentração e a capacidade de planejar, o
que o auxilia a tomar decisões profissionais que exigem presteza. Você não
precisa ser bom em todos os aspectos da resiliência, mas certamente pode
desenvolver alguns deles, de acordo com sua aptidão. Além de crescimento
profissional, isso trará, de maneira geral, uma vida mais equilibrada.
Resiliência em nove
passos
Conheça os nove
fatores da escala da FGV para avaliar o nível de resiliência dos profissionais
1 Autoeficácia
O QUE É
Crença na própria
capacidade de organizar e executar ações requeridas para produzir resultados
desejados. Associada à autoconfiança, transforma-se em "combustível"
para a proatividade e para a solução de problemas.
COMO ADQUIRIR
São necessários
treinos específicos para perceber melhor as situações, tomar consciência de
qual conceito faz de si mesmo e de qual é seu padrão habitual de atitudes. a
psicoterapia pode ajudar muito nesse caso, assim como a realização de projetos
de forma sistemática e planejada.
2 Competência Social
O QUE É
Capacidade de ir em
busca de apoio externo em momentos de estresse. Engloba tanto a abertura para
receber apoio quanto a busca proativa de ajuda.
COMO ADQUIRIR
Todo treinamento
oferecido para desenvolver liderança, comportamento ético e melhoria de
relações é válido. Pode-se praticar também a "escuta empática", que
convida o outro a falar e oferecer maiores detalhes, adiando julgamentos
críticos; e a "escuta ativa", um processo de indagação orientada. Envolver-se
em projetos sociais ajuda a desenvolver a consciência moral.
3 Empatia
O QUE É
Habilidade promotora
tanto da competência social quanto da solução de problemas. significa
colocar-se no lugar do outro, compreender a pessoa a partir do quadro de
referência dela.
COMO ADQUIRIR
A leitura, sobretudo
de livros de literatura e biografias, ajuda a pessoa a se imaginar no lugar do
outro. nos filmes, observe a psicologia de personagens, a trama e o contexto.
trabalhos sociais voluntários também desenvolvem esse aspecto.
4 Flexibilidade
O QUE É
Está relacionada à
maior tolerância à ambiguidade e à maior criatividade. o pessimismo faz com que
o indivíduo de baixa resiliência insista teimosamente em atitudes pouco
efetivas. Já o resiliente, em oposição, é flexível. Pensa em opções, age e, se
a ação não é efetiva, escolhe outra opção e persiste.
COMO ADQUIRIR
Pense de imediato em
aulas de ioga ou dança de salão, por exemplo. "a flexibilidade do corpo se
associa à da mente", diz paulo Sabbag, da FGv. No longo prazo, vá atrás de
treinamentos de desenvolvimento de criatividade, que desbloqueiam e permitem
"pensar fora da caixa".
5 Tenacidade
O QUE É
Trata-se da
persistência e da capacidade de aguentar situações incômodas ou adversas.
COMO ADQUIRIR
Indivíduos com baixa
tenacidade desistem facilmente. A prática esportiva ajuda, pois aprimora a
disciplina e expõe os limites do corpo. É o indivíduo que regularmente faz uma
hora de esteira porque sabe que é importante, e não porque gosta.
6 Solução de Problemas
O QUE É
Característica dos
agentes de mudança, indivíduos preparados para diagnosticar problemas, planejar
soluções e agir, sem perder o controle das emoções. Atitude que mobiliza para a
ação.
COMO ADQUIRIR
Um bom conselho, para
começar, é entreter-se com jogos de estratégia, aqueles que fazem pensar em
soluções, como o xadrez. mas, para desenvolver plenamente esse fator, a melhor
solução é mesmo a dedicação para colocar projetos de pé — pessoais ou
profissionais.
7 Produtividade
O QUE É
Está associada a
desafios, a conviver com incertezas e ambiguidades. Refere-se à propensão a
agir e à busca de soluções novas. Reativos tendem a esperar pelos impactos de
adversidades; proativos tomam iniciativas.
COMO ADQUIRIR
Uma solução é
procurar um serviço de coaching. A orientação de profissionais mais experientes
pode ensinar como ser ágil e dar respostas certas.
8 Temperança
O QUE É
Está associada ao
controle da impulsividade e da raiva. Significa maior capacidade de regular
emoções, mantendo a serenidade em situações difíceis.
COMO ADQUIRIR
Medidas paliativas,
como ouvir uma música, se afastar um pouco e jogar água no rosto, são válidas.
No longo prazo, meditação, condicionamento físico e psicoterapia para resolver
problemas de autoestima.
9 Otimismo
O QUE É
Na escala de
resiliência, o otimismo é uma competência resultante da união de três outras: a
competência social, a proatividade e a autoeficácia.
COMO ADQUIRIR
Todas as atividades
recomendadas para competência social, proatividade e autoeficácia são úteis
nesse caso. De resto, é ter uma atitude positiva diante da vida.
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