quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Retenção de Talentos

Muitas empresas passam pelo drama de perder seus melhores funcionários para outras empresas, muitas vezes suas maiores concorrentes. E isso ocorre por diversas razões, uma delas é a falta de reconhecimento do profissional. O reconhecimento não se dá apenas por pagar os melhores salários.

Saber reter seus profissionais é essencial para o crescimento de qualquer organização.

Quando as pessoas são reconhecidas pelo trabalho que desenvolvem, pela dedicação e pelos resultados alcançados, elas se tornam funcionários mais empenhados.

Algumas técnicas de retenção de talentos são: proporcionar desafios e dar responsabilidades aos funcionários potenciais (vale ressaltar que para estabelecer esse desafio, primeiramente deve-se verificar se o funcionário exercerá bem a nova tarefa e também perceber se ele realmente quer adquirir esta tarefa); Conversar individualmente com um bom funcionário, reconhecer o seu trabalho (a falta de comunicação é um dos maiores problemas dentro das empresas); proporcionar um ambiente de trabalho agradável e atraente atmosfericamente falando (móveis, utensílios, ambientação, etc) pode influenciar a decisão de uma pessoa em permanecer ou sair do emprego; quanto melhor for o recrutamento, mais chances a organização terá de acertar (é necessário ter em mente exatamente o perfil do candidato que se deseja; saber quais são as necessidades da empresa e quais são as habilidades necessárias para desenvolver aquele trabalho); desenvolver planos específicos e claros para o crescimento profissional do funcionário e deixar clara estas informações; participar de reuniões fora de sua responsabilidade; liderar e desenvolver projetos diferenciados.

É preciso valorizar o ser humano e o profissional ao mesmo tempo, dar ouvido as idéias dos seus profissionais, “quebrar” as barreiras da comunicação interna, investir na qualificação dos profissionais, conhecer as necessidades e ambições de seus profissionais entre outras coisas.

A retenção de seus colaboradores é uma missão realmente complexa, mas é possível.

Carlos Eduardo Garcia Moreno Balcarse
Psicanalista e Diretor da Central do Trabalho Recursos Humanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário